Atores se passam por médicos para vender produtos sem aval da Anvisa
Atores e atrizes têm interpretado médicos em produções roteirizadas para vender produtos sem registro na Anvisa
Atores e atrizes têm interpretado médicos em produções roteirizadas para vender produtos sem registro na Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) com supostos resultados milagrosos. Os vídeos parecem entrevistas reais com especialistas e foram denunciados ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).
Fernanda Padilha e Sidnei Oliveira se apresentaram como especialistas com anos de carreira na área da saúde em um desses vídeos, mas admitiram ao g1 que foram contratados para interpretar personagens fictícios criados para fins publicitários.
Um desses programas é o “Saúde em Foco”, um bate-papo no YouTube de mais de uma hora entre um “endocrinologista renomado” e a apresentadora Vanessa Amorim. O registro apresentado pelo suposto profissional, no entanto, é de um ginecologista do Rio de Janeiro, que denunciou o caso à polícia.
“Práticas como esta são extremamente perigosas, podendo ser consideradas um crime, de modo que as pessoas envolvidas podem responder, inclusive, por falsidade ideológica, uma vez que utilizam nomes de médicos verdadeiros para venderem medicamentos, suplementos, entre outros”, diz o presidente o Cremesp, Angelo Vattimo.
*Com informações DCM
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.