Ato de Bolsonaro na Paulista flopa com público menor que na Parada Gay
Esse público representa uma queda de 75% em relação à manifestação de fevereiro deste ano, que reuniu 185 mil pessoas, considerada a maior já medida pela USP
O ato realizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no 7 de Setembro, em protesto contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, reuniu 45,4 mil pessoas na Avenida Paulista, segundo estimativa do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP). A contagem foi feita com o auxílio de fotos aéreas e software de reconhecimento de multidões, com uma margem de erro entre 40 mil e 50,8 mil participantes.
Esse público representa uma queda de 75% em relação à manifestação de fevereiro deste ano, que reuniu 185 mil pessoas, considerada a maior já medida pela equipe.
O professor Pablo Ortellado, coordenador da equipe de pesquisadores, afirmou que o ato de fevereiro foi um evento “muito excepcional”, o maior cálculo de multidão feito até hoje. Em comparação, outros eventos políticos tiveram públicos menores.
Parada LBGT reuniu 70 mil pessoas
A Parada LGBT, realizada em junho, reuniu 70 mil pessoas, enquanto outros atos de apoiadores de Bolsonaro variaram entre 5,6 mil e 64,6 mil pessoas.
O método utilizado para estimar o público na manifestação envolveu a análise de 72 fotos tiradas entre 14h25 e 16h05. Cada imagem foi dividida em partes e analisada por uma ferramenta que identifica e conta indivíduos.
O erro percentual médio dessa metodologia é de 12%, o que garante uma estimativa precisa, especialmente em imagens aéreas com grandes grupos de pessoas.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.