top of page

As minhas, as tuas, as nossas capivaras da vida

Por Helcio Albano

Filó criu mais uma capivara pra comunicação do governo Lula/Reprodução
Filó criu mais uma capivara pra comunicação do governo Lula/Reprodução

Todo mundo tem, já teve ou terá uma capivara na vida. Sim amigos. Não necessariamente o bicho, o Hydrochoerus hydrochaeris, como é cientificamente conhecido. Capivara aqui é um "rolo", um problema.


Tenho percebido, inclusive, o uso cada vez mais recorrente dessa expressão em lugar de "pica", por exemplo: "Cara, uma porrada de pica pra resolver", ouvia-se muito. Substitui pica por capivara que o resultado é o mesmo: problema, dor de cabeça.


Pois bem, nos últimos dias uma capivara parou o Brasil. Preciso até respirar um pouco pra ver como conto essa história aqui na Coluninha pra que o enredo pareça o mais verossímil possível. Vamos lá: um "influenciador" de TikTok do Amazonas, de nome Agenor Tupinambá, "adotou" em sua fazenda a capivara, que batizou de Filó.



Agenor monetizou sua rotina com o animal silvestre na plataforma. E isso chamou a atenção do Ibama, que multou o rapaz em R$ 17 mil, e exigiu que a capivara fosse entregue a uma unidade da instituição para que o animal fosse devolvido à natureza.


Pronto, o império da discórdia foi estabelecido nas redes sociais. Sites noticiaram como verdadeira aventura pet. Comoção.


Rapidamente o tiktoker monta uma vakinha pra pagar a multa e arrebenta com R$ 80 mil.


Deputada tenta resgatar a Filó no Ibama.


Justiça entra e exige a devolução da Filó ao tiktoker.


Ibama treta no Twitter.


Tensão e expectativa: será que Lula, em seu pronunciamento aos trabalhadores, falará da Filó e das suas "capivaras" no governo?

Ao mesmo tempo, um yanomami é assassinado.


Pra essas capivaras, ninguém liga...


Plus

No corpo da Coluninha, compartilhado exclusivamente pelo WhatsApp, disse que ninguém liga para o assassinato do ianomami por um garimpeiro na semana passada. Não é verdade.


O ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, comandado por Silvio Almeida, enviou comitiva para Roraima. Inclusive com a presença do próprio ministro.


Bônus

no episódio da Filó, o Ibama cumpriu o seu papel e a lei. Mas o Instituto, moído e destroçado durante o governo do coisa ruim, não foi sagaz nesse caso, onde a narrativa dominante já era desfavorável nas redes. Deixando novamente o Ibama na alça de mira do bolsonarismo.


Alguém precisa socorrer o governo Lula em comunicação digital. É pra ontem!


Bônus-Track

O tal Agenor tiktoker tem outra capivara além da Filó. Ele já foi autuado e responde processo acusado pela morte de uma preguiça-real, também de sua posse e transformada em pet...


Siga @helcioalbano


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.





POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page