Após admitir desistir por razões médicas, Biden é diagnosticado com Covid-19
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, testou positivo para Covid-19 nesta quarta-feira (17). Um discurso previsto para um evento em Las Vegas foi cancelado. A Casa Branca anunciou que o presidente democrata ficará em isolamento.
Em uma entrevista, Biden afirmou que consideraria abandonar sua candidatura à reeleição caso seus médicos identificassem algum problema de saúde.
“Se eu tivesse alguma condição médica que surgisse, se alguém, se os médicos viessem até mim e dissessem, você tem esse problema e aquele problema”, disse Biden. No final de junho, Biden já havia enfrentado um forte resfriado durante um debate contra Donald Trump, justificando que a doença contribuiu para seu fraco desempenho.
Os democratas planejam adiantar a oficialização da candidatura de Biden à Casa Branca por meio de uma votação virtual na primeira semana de agosto, conforme uma carta obtida pela Associated Press nesta quarta (17). Essa ação segue a oficialização do republicano Donald Trump para a corrida eleitoral nesta semana.
Embora a votação virtual esteja prevista para agosto, o Partido Democrata está comprometido a realizar essa votação antes de 7 de agosto, prazo final para inscrição de candidaturas em Ohio, conforme uma carta enviada aos membros do comitê de regras da Convenção Nacional Democrata.
Se isso ocorrer, a nomeação de Biden como candidato do partido seria antecipada — normalmente, essa formalização ocorre durante a Convenção Nacional Democrata, agendada para 19 a 22 de agosto em Chicago.
Paralelamente, uma nova pesquisa revela que quase dois terços dos eleitores democratas (65%) preferem que o presidente Joe Biden desista da candidatura. A pesquisa foi realizada pelo Centro de Pesquisa de Assuntos Públicos AP-NORC, sendo a maioria das entrevistas antes do atentado contra Trump.
Apesar da crescente pressão para que Biden desista da candidatura à reeleição, a pesquisa mais recente de intenção de voto da Ipsos indica que Trump e Biden estão tecnicamente empatados, com 43% e 41%, respectivamente.
O comitê de regras da convenção democrata se reunirá nesta sexta-feira (19) para discutir seus planos e finalizá-los na próxima semana, conforme a carta escrita pelos co-presidentes do comitê, Leah D. Daughtry e o governador de Minnesota, Tim Walz.
“Não implementaremos um processo de votação virtual apressado, embora comecemos nossa importante consideração de como um processo de votação virtual funcionaria”, escreveram Daughtry e Walz.
O partido democrata anunciou em maio que realizaria uma votação antecipada para garantir que Biden se qualificasse para a cédula em Ohio, cujo prazo inicial era até 7 de agosto, mas o estado desde então alterou suas regras. A campanha de Biden insiste que o partido deve seguir as regras iniciais de Ohio para evitar possíveis desafios legais por parte de legisladores republicanos, garantindo que o presidente esteja na cédula do estado.
*Com informações DCM
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.