Aprovação da PEC representa o retorno triunfal da Política
Por Helcio Albano
A promulgação da PEC do Bolsa Família ontem (21) pelo Senado sacramenta o retorno triunfal da Política a Brasília. E, ao mesmo tempo, um golaço institucional do presidente Lula após triangulação perfeita entre Congresso, STF e o governo de transição - que é quem já governa de [facto] o país - para a aprovação da peça orçamentária de 2023 fundamental no combate à fome e à miséria que atinge 33 milhões de brasileiros.
Lula, definitivamente, está de volta. E só agora muita gente se dá conta disso. Para o bem e para o mal.
A tramitação da PEC no Congresso também antecipa o alinhamento inevitável (e que sempre existiu) dos velhos barões da imprensa com a direita, a setores do bolsonarismo e com o mercado financeiro em oposição ao governo Lula. Chamar o esforço em garantir dignidade aos que passam fome e vivem no aperto de "PEC da gastança" (FSP) e "PEC do estouro" (CNN) não é só desonestidade jornalística e intelectual, é canalhice mesmo. Feliz ano velho!
Assim como é degradante que lideranças do PL, como o líder do partido, Altineu Côrtes (RJ), mudem de posição e, por mesquinharia política ou sadismo puro e simples, orientem voto de sua bancada contra os famélicos que se aglomeram em torno de lixeiras das grandes cidades em busca do que comer.
Em 2021 o deputado itagonçalense defendia a continuidade do auxílio de R$ 600 como "única saída" para garantir comida no prato.
Talvez o traço de políticos iguais a ele não seja nem a mesquinharia e nem o sadismo. É o mais vil oportunismo mesmo...
Siga @helcioalbano
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.