top of page

'Ainda Estou Aqui' faz história e é indicado ao Oscar 2025 como Melhor Filme

Foto do escritor: Jornal DakiJornal Daki

Além disso, o longa concorre a melhor filme internacional e Fernanda Torres ao prêmio de melhor atriz

Cartaz de “Ainda Estou Aqui”


Ainda Estou Aqui foi anunciado nesta quinta-feira (23) como um dos indicados ao Oscar 2025 na categoria de melhor filme e melhor filme internacional. A produção concorre na categoria internacional com Emilia Pérez (França), Flow (Letônia), A Garota da Agulha (Dinamarca) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha).



Além disso, Fernanda Torres concorre ao prêmio de melhor atriz por sua performance impecável no papel de Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar.

Esta é a segunda vez que uma obra dirigida por Walter Salles é indicada ao Oscar. A primeira ocorreu em 1999, com Central do Brasil. Naquela ocasião, o prêmio foi conquistado por A Vida É Bela, do cineasta italiano Roberto Benigni.


A cerimônia do Oscar 2025 está marcada para 2 de março, em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.


Melhor Filme


Anora

O Brutalista

Um Completo Desconhecido

Conclave

Duna: Parte Dois

Emilia Pérez

Ainda Estou Aqui

Nickel Boys

A Substância

Wicked


Melhor Filme Internacional


Ainda Estou Aqui

A Garota da Agulha

Emilia Pérez

A Semente do Fruto Sagrado

Flow


Ainda Estou Aqui é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. O filme narra a trajetória de Eunice Paiva, mãe do escritor, que passa de dona de casa nos anos 1970 – cuidando de cinco filhos – a uma das maiores defensoras dos Direitos Humanos no Brasil. Sua transformação ocorre após o brutal assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), durante a ditadura militar.


A produção também está concorrendo ao BAFTA, o prestigioso prêmio britânico de cinema, cuja cerimônia será realizada no dia 16 de fevereiro.


Histórico brasileiro no Oscar


Com Ainda Estou Aqui, o Brasil soma cinco indicações na categoria de Melhor Filme Internacional. Até hoje, o país participou de 13 edições do Oscar com produções nacionais ou coproduções, mas nunca levou uma estatueta para casa.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page