A 'vacina da verdade' num mundo de mentiras
Por Rofa Araújo
Vivemos num tempo em que, por incrível que pareça, falar a verdade é algo raro e problemático. E tudo isso causado pelo excesso da prática de fake News que estão em extremo domínio público nas redes sociais e até mesmo ao vivo a cores nos relacionamentos.
De tudo que recebemos, lemos e repassamos, se não tomarmos cuidado, tem mais mentiras das mais deslavadas ou mesmo travestias de aparente veracidade, mas contidas em informações falsas dos mais variados assuntos. Desde a política e seus desdobramentos até outros temas do cotidiano que vai das celebridades até algo que mexe com nosso a dia a dia.
Convivemos com uma atualidade onde não podemos confiar nas posts recebidos nem pessoas mais chegadas, de parentes e amigos. Todos podem ter caído no “conto das fake News”, já que não conferiram no teor do conteúdo, se aquilo tem fundo verdadeiro ou é algo absurdo mesmo. Até porque o que parece muito estranho para um grupo pode ser extremamente convincente para outro.
Veja o exemplo recente da pandemia de Covid-19. Começaram a espalhar tudo e qualquer loucuras de informações a respeito das vacinas por serem supostamente feitas a toque de caixa, impulsionada pela necessidade de uma doença espalhada elo mundo todo. Falaram cada absurdo a respeito de seus efeitos colaterais que em nenhum momento destacaram que ela seria para amenizar justamente a própria expansão de um vírus de rápida proliferação e letalidade. Quantos morreram porque não conseguiram tomar a bendita vacina e outros porque acreditaram nas mentidas e sucumbiram por isso?
É cada absurdo que se vê mundo virtual ou concreto afora que parece inacreditável ou fruto de um filme de Hollywood. Mas, infelizmente, é verdade que a mentira está se espalhando mais que o vírus da Covid-19 se disseminou por todo canto do mundo.
Hoje em dia, a coisa está tão feia que não se pode mais acreditar no que ouve, vê ou fala sem uma reflexão, pensar e pesquisar a respeito. Caso contrário, seremos cúmplices de algo errado espalhado todo dia por pessoas mal-intencionadas ou mesmo inocentes que fazem isso por acreditarem em tudo que chega até elas.
Precisamos tomar uma espécie de “vacina da verdade” já que há uma verdadeira epidemia de mentiras, fake News, por tudo qualquer parte do Brasil e mesmo no mundo. Se não nos policiarmos, iremos respirar e inspirar mentiras, ódio e muita coisa que nos fará mal e causará verdadeiros estragos em nossa vida.
Vamos nos vacinar com o que é certo e não nos contaminar com o errado somente porque parece correto e com veracidade. Afinal de contas, com diz um ditado popular, “nem tudo que reluz é ouro”.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.