A natureza e espiritualidade do Senegal no MAC Niterói
“Dicas Culturais” das mais variadas formas de arte pela região de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá...
A natureza e espiritualidade do Senegal, em mostra no MAC Niterói, até 26 de fevereiro.
Nova exposição do Museu de Arte Contemporânea traz potência artística de Nicolas Henry para Niterói.
Desde dezembro, o MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói traz a potência artística de Nicolas Henry para Niterói. Badjines, Os Espíritos da Natureza (Les Esprits de la Nature), de Nicolas Henry, apresentando a potência de Casamansa, do Senegal.
Com 12 fotos que compõem a mostra são fruto de uma residência que o artista Nicolas Henry vivenciou em Casamance, uma região do Senegal localizada ao sul da Gâmbia e a norte da Guiné-Bissau. A mostra fica em cartaz até 26 de fevereiro de 2023.
Nas imagens, o público encontra uma mistura de elementos, como sementes, conchas e troncos, que carregam consigo grande significado nas crenças e rezas.
Serviço: Exposição “A natureza e espiritualidade do Senegal”. MAC – Museu de Arte Contemporânea. Classificação livre. Entrada gratuita. Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói, RJ.
Seres Abissais - Toca Beatles e Outras Coisas, no “Festival Pras Bandas de Cá”, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói.
Já imaginou o som dos Beatles numa mistura com outros ritmos? Apresentando combinações únicas, a banda Seres Abissais chega no “Festival Pras Bandas” de Cá, na Sala Nelson Pereira dos Santos, depois de 50 anos fora dos palcos.
Na quinta-feira, dia 16 de fevereiro, Niterói vai acompanhar a volta uma das bandas da velha guarda. A ideia do show surgiu de duas referências que os integrantes de Seres Abissais viveram na infância: o privilégio de terem conhecido os Beatles em sua fase inicial, nos anos 1960, fez com que suas músicas ganhassem um espaço tão especial em seus corações quanto os seriados de TV que assistiam na época, como National Kid.
Serviço: Show Seres Abissais - Toca Beatles e Outras Coisas. Data: Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023. Horário: 20h. Ingressos: R$ 25 (inteira) | R$ 12,50 (meia). Adquira os ingressos no Sympla. Classificação Indicativa: livre. Local: Sala Nelson Pereira dos Santos. End.: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói, RJ.
Abertura da exposição “Na folia com confete e serpentina”, na próxima terça-feira, 14 de fevereiro, em Itaboraí.
O artista plástico e carnavalesco Elpídio Maradona retorna à Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, após o grande sucesso de sua mostra “Vojaganto”, em 2022.
A nova exposição “Na folia com confete e serpentina” reúne fantasias, adereços, fotografias e itens marcantes os carnavais passados e várias releituras, tudo com muito bom humor.
A abertura será na próxima terça-feira, 14 de fevereiro, às 19h.
Serviço: Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres. Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro, Itaboraí, RJ. Entrada franca. Contato: (21) 98958-8727 (WhatsApp).
Exposição “Pervertimento e outros gestos para nada”, no Campo de São Bento, em Niterói.
Um combo de expressões artísticas. Essa é a proposta de “Pervertimento e outros gestos para nada”, um projeto, composto por uma exposição e um espetáculo, que chega no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, aberta no dia 24 de janeiro até 26 de fevereiro, como experimento cultural público do Campo de São Bento.
Organizada pela produtora niteroiense Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (NEPAC), a exposição faz parte de um projeto cênico integrado que articula diferentes formas de expressão artística: artes visuais, teatro, música e performance. Instalar nesse espaço essa fusão de linguagens, alavancada por uma criação.
Serviço: Evento: “Pervertimento e outros gestos para nada” – exposição. Data mostra: de 24 de janeiro a 26 de fevereiro de 2023. Horário exposição: 10h às 17h. Evento gratuito. Classificação: livre. Local: Galeria Quirino Campofiorito - Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Endereço: Rua Lopes Trovão, s/n, Campo de São Bento - Icaraí, Niterói, RJ.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Rofa Rogerio Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), professor, palestrante, filósofo e teólogo.