A Importância de temas sociais na redação do ENEM
Por Aldalea Figueiredo
Na terça-feira (16/01), o Ministério da Educação divulgou as notas da redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 que, além de avaliar o Ensino, regula a seleção de candidatos para as universidades. A redação permite que os candidatos abordem desafios sociais na redação do ENEM com uma análise crítica profunda e a apresentação de propostas de solução. No caso da invisibilidade do trabalho feminino, os participantes podem explorar a importância da equidade de gênero nas empresas, políticas públicas eficazes e a necessidade de desconstruir estereótipos.
O domínio do tema proposto tem grande influência na qualidade da produção da redação. Essa escolha de tópicos sociais busca não apenas avaliar a habilidade textual, mas também incentivar a compreensão e discussão de problemas que afetam diretamente a sociedade. Esses critérios priorizam não somente a correção ortográfica, pontuação, e estruturas gramaticais e textuais. Há uma preocupação muito maior, a de que esse candidato esteja preparado para dar conta dos estudos universitários sendo capaz de ler, interpretar e criar argumentos sobre aspectos históricos, culturais e econômicos que envolvam tais questões, o tema proposto para a escrita do gênero textual.
Para isso, os professores que fazem parte da banca de correção, além de necessariamente serem formados no Curso de Letras, participam de um longo e cuidadoso treinamento que envolve muitas avaliações que selecionam aqueles que desempenham com eficiência e seriedade tal trabalho.
Se a escola quer realmente preparar seus alunos, precisa mudar suas aulas e estratégias. Sendo assim, um exame nacional é capaz de orientar uma nova proposta de ensino. Uma oportunidade para novos posicionamentos da sociedade que poderiam sair do papel e tomar vida.
As competências avaliadas nessas redações não são adquiridas pelos estudantes em aulas tradicionais e expositivas, é preciso bastante leitura e debates antes de partir para o papel. E quando chega na etapa da escrita da redação, é necessário roteirizar, escrever e reescrever ações que devem se tornar uma prática, e se possível, tendo interlocutores.
Alguns críticos consideraram que o aumento das notas atribuídas em 2023 em relação a 2022 ocorreu pode ter sido pela escolha do tema “Desafios para a valorização dos povos ancestrais” ser mais distante da realidade dos estudantes. Gostaria de “esperançar” aqui considerando que talvez a sociedade esteja compreendendo que as questões sociais precisam ser tratadas com mais seriedade e ter lugar dentro das discussões e práticas da sociedade. Afinal, a vida é feita de desafios!
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Aldaléa Figueiredo dos Santos é professora no C.M.Ernani Faria, professora de Português e Produção Textual. Com doutorado em Educação em Politicas Públicas e Formação de Professores - UFF e Mestrado em Linguística Aplicada - UFF. Integra o Grupo de Pesquisa Coletivo Investigador UERJ/FFP desde 2021 e é membra do Coletiva ELA.