O título de hoje, eu faço usando a expressão do poeta que escreveu o louvor interpretado pelo Grupo Vencedores por Cristo lá pelas décadas de 60, 70 e 80, quem ouviu atesta como excelente louvor!
A letra deste louvor é muito própria para a conscientização de que cada pessoa começa a mudar o mundo a partir de onde ela está, independente onde ela esteja, como diz o dito popular, “O mundo seria melhor se cada um cuidasse da limpeza da frente de sua casa".
É comum vermos empresários chamando políticos de ladrão, enquanto eles são grandes sonegadores de impostos, pregadores do evangelho, que vivem contrariamente ao que prega. Moradores que criticam o prefeito, mas que não zela pela frente de sua casa, é comum em nossa cidade de São Gonçalo, moradores usarem a calcada colocando materiais de construção como pedra areia e areola na calçada impedindo os pedestres transitarem nas calçadas, tendo que dividir as ruas com os carros, motos e ônibus.
Eu acredito que nós mudamos o mundo, a partir das pequenas e simples atitudes por onde estamos, passamos e vivendo. Exemplos são as armas mais poderosas de convencimento.
O grande declínio da família estão no exemplo dos pais, é muito comum alguns discursos como, “ não faça o que eu faço, faça o que eu mando”. Isso é terrível para uma criança que precisa de referenciais, de exemplos.
Atitudes de pessoas que jogam lixo no chão com a desculpa de que a cidade é suja, não cola.
Comerciantes que sonegam com a desculpa de que todo mundo rouba contribui cada vez mais para a corrupção no país.
Famílias que colocam "gato" na luz com a desculpa de que a empresa de energia rouba é pura e simplesmente desculpa, o exemplo deve começar em nós.
A começar em mim, eu não posso com o meu comportamento tomando por base as atitudes dos outros.
A começar em mim, cada pessoa tem condições para mudar o mundo a partir das atitudes dela mesma.
A Começar em mim, é quando eu dou o meu voto, para o prefeito e o governador que não tem nenhum interesse de investimento na educação, requer de mim muita reflexão.
A Começar em mim, quando eu não zelo pela frente de minha casa e consequentemente minha rua vira uma bagunça.
A Começar em mim, quando eu não me preocupo em procurar os órgãos públicos e me proponho a fazer as devidas cobranças que são necessárias.
E aí por onde você pode começar?
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Alair Lima é Pastor Presidente da Primeira Igreja Batista de Jardim Alcântara desde janeiro de 2011.