Mais de 37 mil pontos de luz foram acesos, segundo relatório da prefeitura
Serviço foi municipalizado em 2017
Com o objetivo de evitar desperdícios, gerar economia e prestar atendimentos de qualidade para a população, no fim de 2017, a Prefeitura de São Gonçalo municipalizou o serviço de iluminação pública, acabando com a terceirização do setor.
De acordo com relatório do governo, do início da gestão, em 2017, até dezembro de 2018, mais de 37 mil lâmpadas foram instaladas em todos os bairros do município. Ao assumir a Prefeitura, o prefeito José Luiz Nanci se deparou com um déficit de 25 mil lâmpadas apagadas. Entre os lugares com maior demanda, o Complexo do Salgueiro tem recebido constantemente a visita das equipes de reparo.
Para superar o déficit e garantir que o serviço chegue a todos os bairros da cidade, equipes da Subsecretaria de Iluminação Pública, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, operam nos três turnos (manhã, tarde e noite), incluindo horários na madrugada. Nos primeiros dias de 2018, o serviço atendeu à demandas em bairros como Vila Lage, Barro Vermelho, Laranjal, Santa Luzia, Porto do Rosa, Anaia, Colubandê, Galo Branco e Ipiíba.
“Reacendemos milhares de pontos e acabamos com o transtorno causado a milhares de gonçalenses. Queremos promover, cada vez mais, bem-estar, acessibilidade às pessoas e maior sensação de segurança. São Gonçalo é muito grande e estava com muitos pontos (25 mil) apagados quando assumi. Hoje a realidade é outra, pois superamos o déficit e continuamos a atender os bairros diariamente”, explica o prefeito José Luiz Nanci.
O Complexo do Salgueiro é um dos lugares com grande concentração de solicitações, devido ao abandono nos últimos anos, que resultou no acúmulo de muitos pontos apagados. Atualmente, inúmeras vias estão recebendo o serviço, entre elas Vicente Lima Cleto, Estrada de Itaúna e Estrada das Palmeiras. Cerca de 600 pontos foram feitos nas últimas semanas, entre novas instalações e reparos, nas ruas do complexo que aglomera alguns bairros da cidade. Apesar de já ter atendido 100 ruas, o cronograma da pasta prevê muitas outras no local.
No momento, equipes estão realizando um levantamento para identificar novos pontos que ainda apresentam problemas, e assim incluir no cronograma. Cabe destacar que, diariamente, diversos postes se apagam na cidade. São cerca de 700 por mês.
“O Prefeito está ampliando o trabalho de iluminação pública desde o início da gestão. Às vezes, a demanda é grande e fica impossível atender a todos ao mesmo tempo, já que lâmpadas queimam todos os dias em locais diferentes. Precisamos constantemente monitorar esses locais para atender a população da melhor forma. Nosso trabalho só aumenta e temos um planejamento para que possamos atender toda a população”, afirma Fernando Moreira, secretário de Desenvolvimento Urbano.