Documentário resgata o fracasso da emancipação do Alcântara
- Jornal Daki
- 14 de set. de 2018
- 1 min de leitura
O já quase longínquo movimento pela emancipação do Alcântara, ocorrido entre o final dos anos 1980 até a metade dos 90, foi resgatado em Alcântara dos Desejos, documentário-entrevista realizado pela agência Utilize Digital com um dos seus maiores líderes à época, o advogado e radialista Nelson Carneiro.
Em pouco mais de 15 minutos de vídeo, o professor André Correia e o blogueiro Agliberto Mendes conduzem Carneiro num universo de memórias onde se revelam sentimentos contraditórios que misturam saudosismo, frustração, ressentimento e indignação.
O documentário mostra de maneira objetiva e assertiva, através das lembranças do entrevistado, de documentos oficiais e matérias de jornal daquele período, os atores políticos que atuaram pró e contra a emancipação, o comportamento da imprensa, a participação popular e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a quem Carneiro acusa de ter sido determinante para a derrota do movimento, em 3 de dezembro de 1995.
Alcântara dos Desejos foi exibido no Cine Tamoio Festival de Cinema na segunda, 11 de setembro, e faz parte da mostra competitiva. A premiação será amanhã, às 18 horas, no Teatro Carequinha, em Neves.
Assista.