Fiasco, choque de realidade? O #LulaLivre ontem na Luiz Palmier
- Jornal Daki
- 12 de mai. de 2018
- 1 min de leitura

Ontem (11) o ato #LulaLivre na Praça Luiz Palmier, no Rodo de São Gonçalo, reuniu pouco mais de 50 pessoas. Fiasco, choque de realidade para as forças progressistas e de esquerda da cidade? Nem uma coisa nem outra para um observador atento que acompanha a política gonçalense há anos como esse escriba.
A esquerda orgânica no país é basicamente um fenômeno de classe média, com pouca ou nenhuma capilaridade nas chamadas classes populares, exceto em movimentos sociais que, em sua grande maioria, são identificados com o PT e em menor escala com o Psol.
Pois bem, em São Gonçalo não existe classe média, movimento social e nem PT. Portanto, as 50 cabeças na praça ontem, mesmo com o reforço do senador petista Lindberg Farias, são bem compreensíveis e não podem embaraçar a leitura política que exige o resgate da Constituição e da democracia.
Tudo isso simbolizado no ex-presidente Lula, vítima da maior farsa jurídica da história do Brasil.
Será necessária muita, muita mobilização, sangue e suor nas ruas para virar o jogo, coisa distante. Pesquisa publicada no Jornal do Brasil mostra uma juventude perdida, amorfa, bolsonarista, encantada pelo canto fascista e violento. Sem esperança e, como diz o Fernando Brito, sem bússula.
Foi nesse contexto que o correu o #LulaLivre ontem.
Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.