top of page
Foto do escritorJornal Daki

Saúde realiza entrega de insulinas especiais



DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na tarde desta segunda-feira(30), a entrega de insulinas especiais para dezenas de portadores de diabetes cadastrados no município. A entrega irá garantir o medicamento para os próximos dois meses.

Segundo o novo secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes, a assiduidade da entrega continuará sendo garantida. "Realizar a entrega da insulina como já vinha sendo feito é garantir a continuidade do tratamento desses pacientes que fazem uso diário do medicamento", assegura o secretário.

Entre os tipos de insulinas especiais fornecidas, estão os medicamentos em falta na distribuição estadual, como as insulinas de longa duração Levemir, Tresiba e a Novorapid, usada por pessoas que não conseguem controlar as taxas de açúcar no sangue com os tipos tradicionais.

Mãe do Breno Ornellas, 13 anos, a psicóloga Keyla Ornellas, 44 anos, descobriu que o filho tinha diabetes com apenas três anos de vida. Após perceber que ele começou a comer muito, beber muita água e ter um emagrecimento repentino, o levou ao pediatra, que solicitou exame de sangue e descobriu a doença.

"Me sinto mais segura com a entrega para os próximos dois meses. É menos uma coisa para se preocupar, já que o tratamento requer um controle diário de medições, aplicações e controle alimentar. A diabetes se não for tratada de forma correta pode causar cegueira, problemas renais, entre tantos outros. Queremos que nossos filhos vivam bem e com qualidade de vida", explica Keyla.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e que tem a função de controlar os níveis de glicose. Além das insulinas comuns, o município de São Gonçalo garante o tratamento de 200 pacientes diabéticos cadastrados.

"Essa distribuição tem uma importância diferenciada pois estamos lidando diretamente com as vidas de nossos pacientes. Não queremos deixá-los desassistidos", explica o farmacêutico Dayllon Ruan Siqueira, coordenador da Central de demandas e farmácia judicial do município.

Além das insulinas especiais, mensalmente, cerca de quatro mil pessoas, entre adultos e crianças, retiram insulinas e seringas na Central de Dispensação de Medicamentos no PAM do Alcântara, em São Gonçalo, unidade que é referencia no tratamento da diabetes. No município, os cinco polos sanitários oferecem informações, consultas com cardiologistas, endocrinologistas, exames e medicamentos à população.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page