Foguetório nos bairros de SG anuncia dia do Santo Guerreiro
Um intenso foguetório irrompeu o céu gonçalense nesta segunda, 23 de abril. É que os devotos de São Jorge prepararam queima de fogos para celebrar o santo, que teve início à meia noite de hoje, persistiu por toda a madrugada e se reintensificou às 6 horas da manhã.
Bairros como o Porto Velho, Paraíso e Gradim acordaram com o espocar dos fogos no céu em meio à densa fumaça de pólvora.
O feriado de São Jorge no estado do Rio foi decretado pelo então governador Sérgio Cabral em 2008. Cabral, hoje preso, é devoto fervoroso de São Jorge.
A história do Santo Guerreiro
São Jorge (Grego: Γεώργιος Geṓrgios; Latim: Georgius) (entre 275 e 280 - 23 de abril de 303) foi, conforme a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana e no Luteranismo). É imortalizado na lenda em que mata o dragão. É também um dos Catorze santos auxiliares.
Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro. Nestas datas, por toda a parte, comemora-se a reconstrução da igreja que lhe é dedicada, em Lida (Israel), na qual se encontram suas relíquias. A igreja foi erguida a mando do imperador romano Constantino I.
São Jorge é o santo padroeiro em diversas partes do mundo tais como: (países) Inglaterra, Portugal (orago menor), Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, e (cidades) Londres, Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscovo/Moscou e Beirute.
Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos(decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo.
Fonte: Wikipedia.
Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.