TV Win mostra descaso com a Baía de Guanabara e a dor de seu Dorival
Antes de qualquer coisa, quero deixar público a minha profunda admiração pela TV Win e toda a sua equipe, que realiza um trabalho sério e embasado sobre a cidade de São Gonçalo. Desde já um patrimônio dessa cidade tão sofrida e mal tratada.
Matéria posta em seu site no dia 11 de maio no programa Geração Verde doeu meu coração e escancarou um dos maiores crimes cometidos com a nossa cidade e com a Baía de Guanabara: a construção da BR 101.
Tendo como foco o descaso às margens da baía em nossa costa litorânea, o acúmulo de lixo e a podridão dos rios, o repórter Gabriel Loureiro conseguiu captar em sua lente a maior das trágédias: a humana, refletida na gente de pele morena saudosa de um tempo em que suas vidas eram o mar, a praia e os peixes. Triste.
Um dos entrevistados de Loureiro, o sr. Dorival, nos dá ao mesmo tempo o clímax e o anticlímax do programa quando cantarola em tom melancólico a canção de suas tardes felizes: "A praia do Barreto que é legal, láláláia". Mas logo em seguida o sr. Dorival, com o coração cheio de mágoa, faz uma indagação simples e cortante a ele mesmo e a nós: "por que que o progresso vem pra destruir as coisas?"...
Pois é seu Dorival, porque talvez não seja progresso...
Veja aqui o programa.
Gostou? Curta a página Daki no facebook, aqui.